Após a ajuda do Sargento J. Neto e soldados do 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército de Aquidauana-MS, o barco Sentinelas das Águas desceu no rio para mais uma semana de expedições.
Visitando a baía do antigo frigorífico de Anastácio-MS, já encontramos um grupo de 3 ariranhas que se mostraram um pouco desconfiadas e curiosas com a nossa presença e vocalizaram alto.
Foi emocionante encontrar este bando de animais bem no começo de nosso dia e reforçar ainda mais a convicção dos pesquisadores que a semana será bem produtiva.
O contato inicial foi rápido e os animais acabaram entrando no meio da vegetação que margeiam toda a baía, um sinal para deixa-las em paz e seguir a expedição pelo rio a procura de outros grupos e vestígios dos mesmos.
Continuando rio abaixo, nos deparamos com algumas pegadas em barrancos na margem, o que indica que ali passaram outras ariranhas, uma toca também foi observada e os pesquisadores ficaram bem contentes em saber que estão no caminho certo.
E para finalizar o dia, ainda encontramos uma família de capivaras, mas só os filhotes posaram para a foto!
Esta semana ainda iremos realizar buscas pelos animais ao longo do rio e baías e assim que tivermos mais novidades iremos postar aqui e começar a história sobre a vida destes animais aqui na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul.
O Projeto Lontra é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário