Seguidores

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Navegando pelas baías e lagoas do Pantanal de Aquidauana-MS

Nas últimas semanas, a equipe do Projeto Lontra-Base Pantanal, esteve em campo para expedições à procura das lontras e ariranhas que vivem nas lagoas e baías que ficam cheias durante a época das chuvas no Pantanal.

Para esta campanha recebemos o apoio de 3 militares do 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército de Aquidauana-MS, que nos acompanharam na visita à Lagoa Grande e Baía do Jacaré.

Durante toda a expedição, percorremos o perímetro das lagoas e baías a procura dos animais ou de indícios da presença dos mesmo, como pegadas nas margens das lagoas ou presença de latrinas.
Devido a cheia das lagoas não encontramos estes indícios, pois as margens estavam cobertas e havia muita vegetação aquática (camalotes) que impediram a descida da equipe.

Assim a procura pelos animais se deu margeando as lagoas e baías, durante o dia inteiro a equipe percorreu em baixa velocidade estas lindas lagoas e somente no último dia da expedição observamos de longe 3 ariranhas, infelizmente a aparição foi muito rápida e seguida de fuga dos animais, realizamos uma espera, mas os animais não apareceram novamente.

Nosso trabalho de campo é difícil mesmo, pois nem sempre conseguimos visualizar estes animais e fazer o registro fotográfico, mas mesmo assim valeu muito a experiência durante esta semana, pois já montamos uma nova estratégia para voltar ao local assim que as águas do Pantanal baixarem um pouco.

Avistamos outros animais durante a expedição, confiram nas fotos toda a beleza que o Pantanal tem para oferecer.

Agradecemos os militares Sargento J. Neto, Cabo Shenerman e Soldado Gonçalez pelo apoio e ao Sr. Almir, proprietário da Estância Por do Sol, por nos permitir o trabalho em sua propriedade.

Continuem nos acompanhando para saber mais sobre os trabalhos que estamos desenvolvendo.

Este projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Forte abraço











Nenhum comentário: