Utilizando a lontra e a ariranha como espécies bandeiras, evento, que acontece entre os dias 17 e 22 de março, reúne crianças e adolescentes de 4 escolas municipais da região
Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Devido à importância do tema, o Projeto Lontra promove em Aquidauana, entre os dias 17 e 22 de março, a semana do Dia Mundial da Água com a Campanha Sentinela das Águas. Com o objetivo de proporcionar reflexão e conscientização na população, serão desenvolvidas atividades para mais de 1.400 alunos de 4 escolas municipais da região. O Projeto Lontra tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, e desde 1986 trabalha com pesquisa e conservação da lontra neotropical.
Durante a semana, crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, irão tratar de questões como o uso e qualidade das águas, enchentes, poluição, pesca e turismo de conservação, utilizando lontras e ariranhas como espécies bandeiras para a conservação do Rio Aquidauana e outros rios da região. As atividades ocorrerão simultaneamente, de 17 a 21 de março, nas escolas municipais CAIC, Rotary, Erso Gomes, e Franklin Cassiano. As oficinas vão incluir atividades de sensibilização e metodologias de coleta e análises de água, grafite e oficinas de pintura, além da apresentação do mascote da campanha: Kron – a lontra símbolo do Projeto Lontra do Instituto Ekko Brasil.
No sábado (22), encerrando a campanha, o grupo circense Dalé Circo se apresentará, das 8h às 10h, na Praça dos Estudantes – Praça da Índia. O espetáculo de palhaços tem como tema o respeito do uso e cuidados com a água de forma humorada, com uso de malabares e brincadeiras com o público.
Fotos da campanha Sentinela das Águas 2013, realizada em Florianópolis (SC), em http://goo.gl/2LyUbe
Projeto Lontra no Mato Grosso do Sul
Com uma base de pesquisa instalada na cidade de Aquidauana desde abril de 2013, a equipe do Projeto Lontra desenvolve atividades de pesquisa com o levantamento do número de lontras e ariranhas na região, mobilização social com as autoridades, parceiros e universidades locais, além de atividades de educação ambiental com escolas e população da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário