Seguidores
quinta-feira, 21 de junho de 2012
IEB e os Projetos
O Instituto Ekko Brasil e os Projetos
O Instituto Ekko Brasil (IEB) tem como foco principal a pesquisa e mobilização social. Este foco se traduz no interesse pela conservação de hábitats ameaçados, desenvolvimento de projetos utilizando espécies bandeiras, mobilização social de comunidades locais como tema transversal aos projetos desenvolvidos, conservação e desenvolvimento da cultura local como forma de diminuir a pressão sobre os recursos naturais, promoção do uso sustentável dos recursos como auxílio na busca de solução de conflitos entre o homem e espécies ameaçadas, além projetos de conservação de espécies ameaçadas em ambientes naturais. Independente do objetivo principal do projeto, o IEB sempre busca medir os impactos obtidos com a conservação da biodiversidade através de indicadores específicos.
Os projetos, de maneira geral, possuem uma abordagem ecossistêmica e priorizam a obtenção de benefícios que resultam em conservação da biodiversidade a longo prazo. Estes são construídos de forma pragmática, buscando implementar iniciativas de base que persistam ao longo do tempo através do engajamento da comunidade local. Apesar dos projetos terem foco principal na conservação da biodiversidade, as comunidades e as instituições de ensino são consideradas parceiros indispensáveis para o sucesso destes. Dado a experiência do IEB, novos projetos são baseados em sucessos de projetos anteriores do próprio Instituto, uma garantia a mais aos principais stakeholders, financiadores e patrocinadores.
A chave do sucesso do IEB com projetos como o Projeto Lontra Brasil é começar pequeno, em pequena escala, para depois expandir as atividades. Exemplo disso é o Projeto Ariranha no Pantanal. As boas práticas aplicadas no Projeto Lontra renderam um efeito multiplicador que se traduz no Projeto Ariranha no Pantanal, outra espécie e outro bioma.
Mesmo tendo o Projeto Lontra como uma importante referência, a proposta inicial do Ariranha é simples, com o “pé-no-chão”. O Projeto é desenhado de forma a atingir objetivos realísticos e resultados pragmáticos, adquirindo experiência e conquistando a confiança da comunidade local.
A experiência e o conhecimento adquiridos pelo coordenadores e técnicos do projeto na pequena escala inicial, associado ao entusiasmo característico dos pesquisadores do IEB, são fundamentais para o desenvolvimento de novas ações em uma maior escala. Para o IEB o sucesso na conservação da biodiversidade tem tudo a ver com a replicação efetiva e eficiente de métodos comprovados.
A eficiência dos projetos do IEB se traduzem na utilização criteriosa dos recursos financeiros. Ou seja, a importância do valor dado ao recurso obtido traduz a eficiência do projeto. Dessa forma, qualquer projeto vindo do IEB jamais será focado em grandes salários e viagens internacionais, por exemplo, mas sim em resultados que comprovadamente auxiliem na conservação da biodiversidade e dos ecossistemas. Da mesma forma, os coordenadores de projetos do IEB devotam um período de tempo considerável, quando não integral, aos projetos em que estão lotados. Ao mesmo tempo, estes projetos são planejados para que tenham um futuro sustentável e possam continuar funcionando mesmo que o coordenador principal seja re-locado.
Quando o IEB formula um novo projeto a preocupação principal é garantir, através de evidencias sólidas de experiências anteriores, que o mesmo será auto-sustentável no futuro ou mesmo de que este será capaz de levantar novos fundos. O objetivo é garantir ao patrocinador que o projeto não irá terminar assim que o tempo de patrocínio expirar.
O Instituto Ekko Brasil para Conservação da Biodiversidade representa uma organização comprometida com um trabalho sério, baseado nas boas práticas do PMBOK e que tem prestado relevantes trabalhos para a conservação dos ecossistemas brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário